Notice: Undefined index: ns in /home/u474067379/domains/autoclavedigitale.com/public_html/wp-content/themes/twentytwelve/page-templates/page-manual.php on line 25

Erro no banco de dados do WordPress: [Column 'obs_acesso' cannot be null]
INSERT INTO `ACESSOS_controle` (`obs_acesso`, `data_acesso`) VALUES (NULL, '2024-02-21')


Notice: Undefined index: ns in /home/u474067379/domains/autoclavedigitale.com/public_html/wp-content/themes/twentytwelve/page-templates/page-manual.php on line 35


Certificado de garantia

 O Fabricante garante este produto nos limites fixados e aqui estabelecidos:

  1. O Fabricante garante este produto pelo período de 6 meses, ou conforme edital / contrato, incluindo o período de garantia legal de 90 dias, contando a partir da data da emissão da nota fiscal de compra, desde que o mesmo tenha sido instalado conforme orientações descritas neste manual e somente em território nacional.
  2. Esta garantia corresponde ao reparo gratuito do aparelho e a substituição de peças, que de acordo com o parecer do técnico credenciado, apresentarem defeito de fabricação.
  3. Este certificado de garantia só tem validade quando corretamente preenchido e enviado para o fabricante.
  4. É imprescindível, para que o atendimento seja gratuito, que o aparelho esteja dentro do prazo acima estipulado.
  5. Caso o consumidor, para sua comodidade e conforto, deseja ter um atendimento em seu consultório, a assistência técnica fica autorizada a cobrar uma taxa de locomoção, de acordo com tabela vigente fornecido pelo fabricante. A assistência técnica fixará a data do atendimento conforme sua conveniência, ficando desobrigada a prestar este atendimento uma vez impossibilitada e/ou a seu critério, mesmo que de forma remunerada.
  6. O presente certificado exclui despesas de transporte, frete, seguro, constituídos tais itens, ônus e responsabilidade do consumidor.
  7. A garantia de peças sujeita ao desgaste natural (peças plásticas, acessórios em geral) fica restrita ao prazo legal de 90 dias.
  8. Fica excluídas da garantia:
  • Peças que se desgastam naturalmente com uso regular, tais como: cabo, decorações, etc…
  • Peças e acessórios quebrados por causa de maus tratos ou danos a parte externa do gabinete.
  • Manuseio inadequado, em desacordo com as recomendações do manual ou uso indevido aos fins a que se destina o produto.
  1. Fica automaticamente cancelada a garantia (legal ou adicional) se, em relação ao produto, quando constatado pela rede de assistência técnica, ocorrerem qualquer das condições abaixo relacionadas:
  • Não for enviado o certificado de garantia a fábrica.
  • Danos provocados por queda, batida, raio, inundação, desabamento, fogo, roubo ou furto.
  • Número de série que acompanha o produto for removido ou adulterado.
  • Sinais de violações externas ou internas.
  • Conserto ou qualquer ajuste executado por técnicos não credenciados.
  • Aparelho ligado em rede elétrica inadequada.
  • Aparelho utilizado em ambiente com umidade excessiva, sujeita a gases corrosivos ou em locais com temperaturas muito baixas ou muito elevadas.
  • O produto for manuseado em desacordo com as instruções contidas no manual que acompanha o aparelho
  1. Em nenhuma hipótese são cobertas pela garantia as despesas decorrentes da preparação do local para ligação do produto (ex.: rede elétrica, aterramento, etc), sendo estas de total responsabilidade do consumidor.
  2. O Fabricante não se responsabiliza em atender o consumidor, de forma gratuita ou remunerada, em cidades que não possuem assistência técnica credenciada. Ficam de total responsabilidade do consumidor as despesas e riscos de transporte do aparelho a assistência técnica mais próxima (ida e volta)

Importante: Para ser atendido no posto autorizado apresente este certificado devidamente preenchido.

Número de Série:________________________

Nome do comprador:______________________________________________________

Endereço:_______________________________________________________________

Cidade:___________________________________  UF:___________ CEP:__________

Nº da Nota Fiscal: __________________________  Data: ________________________

Revendedor: ____________________________________________________________

Assinatura do cliente: ________________________RG / CPF: ____________________

Guia de instalação

Leia todas as instruções deste manual antes de usar sua Autoclave Digitale, a instalação deve seguir rigorosamente este manual, instalações incorretas deste produto podem causar danos ao equipamento, aos materiais processados e perda da garantia.

A Autoclave Digitale é de simples instalação e pode ser efetuada pelo cliente, a fábrica não disponibiliza técnicos ao local para instalação ou descrição do funcionamento.

A instalação deve ser feita em local livre de intempéries, e evitar a proximidade com fontes de calor, raios solares, umidades, proximidade de pias e similares ou outras que possam causar danos.

Limpe diariamente seu equipamento com álcool 90 e um pano que não solte fiapos,

Importante! – Não utilize produtos químicos para limpeza do equipamento, somente álcool.

Importante! – Acúmulo de sujeira pode causar incrustações e danos ao equipamento, acarretando perda da garantia.

Guarde a embalagem do equipamento durante o período de garantia.

Atenção! –  Todos os equipamentos são testados na fábrica, portanto pode haver marcas na câmara de esterilização. É comum marca onde há processo de solda. As soldas são em aço inox e não possuem risco de oxidação.

Procedimentos para Instalação. 

Coloque o equipamento sob uma superfície nivelada e firme, resistente a temperatura e na altura ergonômica (aproximadamente 60 a 80 cm de altura do chão) conforme Fig 01.

 Abertura e Fechamento da porta.

Abra a porta do equipamento, retire os acessórios que acompanham o equipamento.

Importante! – O equipamento possui sistema de fechamento da porta rápido com pino e trava, com isso para abertura da porta, basta o operador girar o manipulo em 180º no sentido anti-horário, e para fechamento o operador irá empurrar a porta para frente e girar o manipulo 180º no sentido horário, conforme FIG 02 e 03.

Atenção! – Nunca faça força excessiva no manípulo ao fechar ou abrir a porta do equipamento.

Nivelamento correto do equipamento.

Para funcionamento correto, é imprescindível o nivelamento do equipamento junto a superfície onde ele será colocado. NUNCA use a Autoclave DESNIVELADA.

Para conferir o nivelamento INICIAL coloque a quantidade de água solicitada de 750 ml conforme FIG 04.

Atenção! – Nunca utilize um volume de água menor do que o especificado para o equipamento, isso pode causar sérios danos ao equipamento e acarretara perda da garantia.

Dentro da cuba a uma marca escrito “Nível de água” com uma linha demarcando o nível conforme FIG 05,

O volume de água de 750 ml colocado deverá vir até a linha ou passar dela sem que saia para fora do equipamento conforme FIG 06.

Caso a água não vier até a linha ou não couber dentro da cuba, o equipamento está desnivelado, retire toda a água colocada, faça o nivelamento dos pés frontais conforme FIG 7, e repita o processo acima.

Atenção! – Após nivelamento completo do equipamento, retire a água colocada manualmente, essa água é somente para nivelamento inicial, a água necessária para funcionamento do equipamento entrara automaticamente através do reservatório que vai acoplado na parte de traz do equipamento.

Importante – Equipamento funcionando fora do nível, pode causar sérios danos ao material a ser esterilizado, ao equipamento e acarretara perda da garantia.

. Conecte o equipamento a uma tomada 127 ou 220 volts conforme etiqueta de identificação no cabo de energia, verifique se a tensão da rede elétrica é compatível com a tensão do equipamento, e se ela é estável e sem oscilações.

Também será necessária uma rede elétrica dedicada somente para o equipamento, em caso de dúvida consulte um eletricista de sua confiança, rede elétrica incompatível pode causar danos ao equipamento e perda da garantia.

Importante! – Nunca utilize tomadas compartilhadas, extensões, adaptadores ou benjamins

Instalação do reservatório de água.

. Para instalação do reservatório de água na parte de traz do equipamento existem 2 furos, coloque o reservatório de água acoplado nos furos de fixação conforme FIG 10, conecte a mangueira no reservatório e na válvula de entrada de água conforme FIG 11

Importante! – Certifique que a mangueira não estará dobrado ou terá alguma obstrução que impeça a passagem da água para dentro do equipamento.

. Conecte a mangueira à válvula de saída de vapor que fica na parte de traz do equipamento conforme FIG 12, corte a outra extremidade em forma de V, conforme FIG 12, coloque esta mangueira dentro de um recipiente com água conforme FIG 13.

Importante! – O recipiente deve ser usado sem a tampa para que o vapor excedente possa sair, o recipiente para descarte da água deverá ficar pelo menos a 40 cm abaixo do nível do equipamento, nunca coloque outro tipo de mangueira, não precisa de abraçadeira.

Guia de Operação

As autoclaves para esterilização são equipamentos que trabalham com temperatura e pressão elevadas, portanto devem ser manuseadas por pessoas habilitadas e bem-informadas quanto a suas características e funcionamento, é fundamental para tal habilidade que o operador leia atentamente todas as instruções e certifique-se do seu correto entendimento antes de usar a autoclave.

Após a instalação correta do equipamento conforme os passos anteriores o equipamento está pronto para o uso, siga as instruções abaixo para um funcionamento seguro e eficiente do equipamento.

Antes de iniciar qualquer esterilização, certifique com o fabricante do material a ser esterilizado se ele é autolavável (resistentes a temperatura de 135ºC e a presença de vapor e pressão).

A limpeza rigorosa de todo o material a ser esterilizado e um dos fatores básicos para o sucesso da esterilização, a presença de materiais e substâncias podem afetar a esterilização. A limpeza inadequada ou incorreta pode causar manchas, escurecimento e corrosão tanto no instrumental quanto no equipamento, a secagem do instrumental também é necessária, resíduo de água pode causar manchas e oxidação nos materiais.

. Limpe seu equipamento diariamente com Álcool 90º e uma pano que não solte fiapos. Importante! – Acúmulo de sujeira pode causar incrustações e danos ao equipamento, acarretando perda da garantia do equipamento.

Atenção! – Utilizar somente água destilada ou deionizada na esterilização, o não cumprimento desta recomendação pode ocasionar a obstrução do sistema hidráulico da autoclave, oxidação e manchas no equipamento e nos instrumentais, e causar danos acarretando perda da garantia.

Importante! – As bandejas dos equipamentos, são material de consumo, a garantia não cobre danos a mesma, ocasionados pela utilização e mal-uso.

Operação

. Ligue o equipamento através da chave geral que se encontra na sua lateral direita. FIG 15, o painel LCD acenderá com a sigla “C1” que indica “ciclo 1”, no Display indicara todas as fases do ciclo para monitoramento.

. Existem dois botões de comandos no painel (‘S’ – Seleção de ciclo) e (‘E’ – Início de ciclo).

. Coloque água destilada ou deionizada dentro do reservatório que está acoplado na parte de traz do equipamento, a água necessária para funcionamento entrara automaticamente dentro do equipamento.

Atenção! – Certifique sempre antes de dar início ao ciclo se a água dentro do reservatório está acima do nível mínimo, caso não esteja complete a água do reservatório, nunca funcione o equipamento com a água abaixo do nível mínimo isso pode acarretar um mal funcionamento do equipamento e perda da garantia.

. Coloque o material a ser esterilizado devidamente embalado sobre as bandejas, os materiais devem estar limpos, secos e livres de qualquer substância residual, tais substâncias podem danificar o material e o próprio equipamento,

Importante! – Coloque os envelopes por toda a superfície das bandejas deixando um espaço entre os envelopes para circulação de vapor, evite colocar os envelopes um por cima do outro.

Atenção! – Os envelopes um por cima do outro e o excesso de material a ser esterilizado dificultam a circulação do vapor, dificultando a esterilização e a secagem, e podendo acarretar um mal funcionamento do equipamento.

. Nunca use papel Kraft como embalagem, nunca retire a bandeja de baixo.

Feche a porta do equipamento, empurre a porta para frente e gire o manipulo 180º no sentido horário sem forçar, nunca faça força no manípulo. Poderá causar acidentes.

. Após fechar a porta aperte a tecla “E” do painel para dar início ao ciclo.

. Caso o equipamento tenha mais de um ciclo de esterilização, selecione o ciclo através do botão S. Sempre que tiver dúvidas aguarde, então aparecerá no painel LCD a descrição da legenda dos parâmetros do ciclo com temperatura, tempo de esterilização e tipo de material.

. Selecionado o ciclo ideal, aperte a tecla “E” do painel para dar início ao ciclo.

. O equipamento vai entrar em funcionamento o processo de esterilização e as fazes necessárias são totalmente automáticos e todos os passos poderão ser acompanhados no painel LCD. Os botões são bloqueados automaticamente por segurança.

Passos

  1. Bomba de vácuo. Fase de vácuo.
  2. Entrando água. Será feito o abastecimento de água automaticamente.
  3. Retirando ar frio. Pode ser verificado através do recipiente de água. O mesmo ficará borbulhando após alguns minutos até o ar ser totalmente removido.
  4. Aquecimento. O equipamento vai aquecer conforme o ciclo selecionado.
  5. Esterilização. O equipamento vai realizar a esterilização de acordo com o tempo e a temperatura do ciclo selecionado.
  6. Descarga. O equipamento irá liberar todo o vapor e a água excedente do ciclo.
  7. Bomba de vácuo. Fase de vácuo.
  8. Secagem. Após descarregar o vapor, o material já está pronto para o uso, porém, molhado (ciclo flash). Automaticamente o equipamento entrará em função de secagem.

Ela deverá ficar aberta até o término do ciclo de secagem quando o equipamento emitira a mensagem FIM, após a mensagem o material já estará pronto para uso.

ATENÇÂO! – Nunca feche a porta do equipamento durante o ciclo de SECAGEM, a porta deverá ficar entre aberta para efetuar a secagem, o fechamento da porta durante o processo de secagem, pode gerar mal funcionamento e danos na porta do equipamento e gerar acidente.

Caso o material ainda permaneça molhado, desligue-o e ligue novamente, selecione no painel o ciclo de “Secagem Extra” e repita o passo 7 – Secagem.

Atenção! – Ao abrir a porta do equipamento deve-se tomar cuidado com o vapor residual que sai para fora, cuidado risco de queimaduras.

Sistema de Fechamento de segurança

Este equipamento possui sistema fechamento da porta rápido, e possui um sistema de travamento de segurança, que quando há pressão interna o manípulo se trava automaticamente por segurança. Com isso caso haja pressão interna no equipamento a porta não irá abrir e caso o operador faça força de abertura no manipulo ele poderá se soltar por segurança, caso isso ocorra basta esperar o resfriamento do equipamento ao ambiente por pelo menos 30 mim, após frio a pressão interna irá abaixar naturalmente e irá liberar a porta para abertura, basta o operador rosquear novamente o manipulo no sentido horário e efetuar a abertura da porta conforme PAG 01.

Procedimento limpeza do filtro e válvula de saída de vapor.

Para efetuar a limpeza do filtro, retire a tampa do suporte que fica fixado na parte de traz do equipamento FIG 17.

Retire o filtro que estará dentro do suporte FIG 18, limpe sempre com água corrente retirando toda a sujeira, após a limpeza recoloque o filtro na mesma posição e recoloque a tampa do suporte apertando a mesma até o final. Nunca utilize produtos químicos para limpeza, certifique que a tampa do filtro foi colocada corretamente, a tampa mal colocada pode causar vazamento e causar danos ao equipamento e perda da garantia.

Efetuar a limpeza do filtro pelo menos uma vez a cada 15 dias, a não limpeza do filtro pode acarretar um mal funcionamento do equipamento.

. Este equipamento possui sistema de válvula de saída de vapor de limpeza rápida. Em casos de eventuais entupimentos é de responsabilidade do operador a limpeza. Este sistema não necessita de técnicos.

.Procedimento limpeza válvula de descarga – Retire a mangueira de silicone, desrosquei o Venturi, existe internamente um embolo com cobertura de silicone e uma mola. FIG 19.

Faça a limpeza e monte novamente. Sempre com um pano e álcool. Nunca lixe as peças. Nunca aumente o tamanho da mola. Conecte a mangueira e faça um novo teste sem material.

Quando limpar? Sempre que o equipamento estiver retirando ar frio a água do reservatório deve borbulhar. Quando entrar em aquecimento deve parar de borbulhar. Se não parar é porque há algum resíduo no Venturi, então proceda a limpeza.

Símbolos